Skip to main content
Unentel Unentel
  • A Unentel
    • Sobre nós
    • Corpo diretivo
    • Programa de agenciamento
  • Unidades de negócio
    • UC&C e dispositivos
    • Network & CyberSecurity
  • Fabricantes
  • Notícias
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Seja um Parceiro
    • UnenHELPS - Pós Venda
  • Parceiros
    • Seja um Parceiro
    • Acessos Rápidos
    • UnenHelps
  • Orçamento
Unentel Unentel
  • A Unentel
    • Sobre nós
    • Corpo diretivo
    • Programa de agenciamento
  • Unidades de negócio
    • UC&C e dispositivos
    • Network & CyberSecurity
  • Fabricantes
  • Notícias
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Seja um Parceiro
    • UnenHELPS - Pós Venda
  • Parceiros
    • Seja um Parceiro
    • Acessos Rápidos
    • UnenHelps
  • Orçamento

Notícias

16 Agosto, 2024

Requalificação e incerteza sobre o futuro no trabalho impedem adesão da IA, defende executivo da Unentel

  • Compartilhe
  • Tweet
  • Compartilhe
  • Compartilhe
Luiz Wagner Grilo aponta a necessidade de capacitação das equipes para acelerar a adoção das tecnologias

A inteligência artificial (IA) está ganhando espaço nas empresas do Brasil e do mundo. No entanto, apenas uma baixa porcentagem de profissionais – 6%, de acordo com um estudo realizado em mais de sete países pela consultoria Olivia Brasil – se sente segura para utilizar essa tecnologia a seu favor. Apesar do crescente interesse pela IA nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), 36% delas ainda não utilizam a tecnologia no dia a dia, segundo a Edelman Comunicação e a Microsoft.

Para Luiz Wagner Grilo, responsável pela unidade de negócios de network & cybersecurity da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias, muitas empresas e profissionais ainda não adotaram a IA no dia a dia devido a uma combinação de fatores. “A falta de conhecimento técnico e os altos custos de implementação são alguns dos obstáculos que podemos citar. A integração da IA requer investimento em infraestrutura e capacitação, o que pode ser um desafio para alguns profissionais. Além disso, há uma preocupação crescente com a segurança de dados, o que contribui para a demora na adesão”, afirma.

No entanto, dados do “Estudo de Tendências de Talentos Globais 2024”, realizado pela consultoria global Mercer, afirmam que três em cada cinco executivos acreditam que a inteligência artificial tem o poder de capacitar os trabalhadores. O estudo também revela que o rápido progresso nas capacidades da IA generativa no último ano elevou as expectativas quanto ao aumento da produtividade. Aproximadamente 40% dos executivos acreditam que a IA trará um crescimento superior a 30% para seus negócios.

Grilo enfatiza que é crucial entender as mudanças no mercado de trabalho para compreender a resistência à IA, apesar das projeções otimistas. “Nos últimos anos, testemunhamos o desenvolvimento tecnológico acelerado que aumentou o acesso à internet em todos os ambientes. Esse avanço rápido e o novo modo de se conectar transformaram a nossa forma de viver e impulsionaram o desenvolvimento da inteligência artificial. A alta velocidade de acesso à ferramenta e o aumento no número de pessoas conectadas impactaram o processamento e a análise dos dados em tempo real, exigindo novas habilidades dos profissionais e novas formas de trabalho”, diz.

Justamente por acreditarem no potencial da IA, as empresas acabam apostando nela mesmo assim. A automação e a capacidade de aprendizado das máquinas e sistemas estão substituindo funções repetitivas e manuais, tarefas que antes dependiam da presença humana. Isso cria uma necessidade de profissionalização voltada ao mercado de TI.

Para Grilo, uma solução é investir não apenas na ferramenta, mas também no conhecimento agregado dos colaboradores. Essa profissionalização para lidar com os sistemas e com as soluções contribui para superar o obstáculo e aumentar o interesse no uso mais rotineiro das tecnologias.

“Capacitação em áreas como ciência de dados, cibersegurança e desenvolvimento de sistemas, certamente, serão necessárias. No entanto, isso não significa que a transformação não exigirá também o desenvolvimento de outras qualificações. E, nesse ponto, é fundamental que líderes e gestores atuem junto a suas equipes, investindo no desenvolvimento dos times com o objetivo de estarem cada vez mais preparados nesta jornada de Transformação Digital, Inteligência Artificial e Hiperconectividade que já chegou e está revolucionando empresas e organizações no Brasil e no mundo”, conclui.

Sobre a Unentel

A Unentel Distribuição tem mais de 40 anos de mercado, distribuindo grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação em todo o território nacional. Focada no público B2B, destacou-se entre as empresas que mais cresceram no país por dois anos seguidos, no Ranking EXAME Negócios em Expansão de 2021 e 2022, tornando-se referência no setor de tecnologia brasileiro.

Leia também:

Liderança sustentável: transformação digital faz gestores serem agentes de responsabilidade ambiental

22/04/25
Leia mais

Automação e inteligência de dados aceleram o crescimento das vendas B2B

22/04/25
Leia mais

Labirinto cibernético: como escapar dos perigos digitais e blindar as informações corporativas

22/04/25
Leia mais

INSCREVA-SE E RECEBA NOVIDADES!

Navegue
A Unentel
  • Sobre nós

  • Corpo diretivo

  • Programa de agenciamento

Unidades de negócio
  • UC&C e dispositivos

  • Network & CyberSecurity

  • Fabricantes

  • Notícias

  • Código de Conduta

  • Canal de Denúncia

  • FAQ

Seja um parceiro
Orçamento
Contatos
  • +55 (11) 3201-7070
    +55 (71) 3417-7777

  • unentel@unentel.com.br

  • Trabalhe Conosco


Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade