Skip to main content
Unentel Unentel
  • A Unentel
    • Sobre nós
    • Corpo diretivo
    • Programa de agenciamento
  • Unidades de negócio
    • UC&C e dispositivos
    • Network & CyberSecurity
  • Fabricantes
  • Notícias
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Seja um Parceiro
    • UnenHELPS - Pós Venda
  • Parceiros
    • Seja um Parceiro
    • Acessos Rápidos
    • UnenHelps
  • Orçamento
Unentel Unentel
  • A Unentel
    • Sobre nós
    • Corpo diretivo
    • Programa de agenciamento
  • Unidades de negócio
    • UC&C e dispositivos
    • Network & CyberSecurity
  • Fabricantes
  • Notícias
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Seja um Parceiro
    • UnenHELPS - Pós Venda
  • Parceiros
    • Seja um Parceiro
    • Acessos Rápidos
    • UnenHelps
  • Orçamento

Notícias

22 Abril, 2025

Por que a TI deve ser um departamento estratégico e não apenas operacional?

  • Compartilhe
  • Tweet
  • Compartilhe
  • Compartilhe
Tecnologia é pilar da tática empresarial, mas ainda funciona aquém do seu potencial nas empresas, defendem especialistas

Apesar de ser senso comum que a tecnologia impulsiona os negócios e a competitividade de mercado, muitas empresas ainda limitam a Tecnologia da Informação (TI) a um papel operacional, sem alinhá-la aos objetivos estratégicos. Essa realidade é apontada na pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, do IT Forum, em que quase metade (47%) dos CIOs afirmam que seu principal desafio é justamente posicionar essa área como estratégica além de técnica.

Pensar na TI apenas como instrumento é uma visão que não apenas gera desperdício de recursos, mas também diminui o potencial da empresa. João Neto, Chief Revenue Officer (CRO) da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para o mercado B2B, destaca: “Para se preparar para o futuro digital, as organizações precisam adotar atitudes que vão além da implementação de ferramentas tecnológicas. Muitos gestores ainda negligenciam a capacidade do campo de promover inovação e crescimento.”

Dessa forma, uma estratégia já utilizada por algumas empresas que buscam inverter esse cenário é fazer os programas de capacitação corporativa incluírem conhecimentos em desenvolvimento de negócios, além das competências técnicas. Isso permite que os profissionais de TI compreendam melhor os processos empresariais e traduzam ferramentas tecnológicas em valor comercial.

Outra possibilidade é a reestruturação das equipes de TI, incorporando profissionais com experiência em áreas diversas, como administração e recursos humanos. Essa diversificação de habilidades promove mais sinergia entre a tecnologia e os demais departamentos, garantindo que as soluções digitais sejam centradas nos públicos estratégicos e orientadas por dados.

Definir e acompanhar indicadores de desempenho (KPIs) também são etapas fundamentais. Esses indicadores permitem medir a eficácia das iniciativas de TI e garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Ao monitorar métricas, como tempo de resposta, custo-benefício e impacto nos resultados do negócio, as organizações podem ajustar suas estratégias de forma proativa, maximizando o retorno sobre o investimento em tecnologia.

“Para que essas iniciativas sejam bem-sucedidas, é necessário estabelecer uma governança de TI forte. Isso envolve a criação de políticas, processos e controles que garantam o uso eficiente, ético e seguro dos recursos tecnológicos, além de assegurar a conformidade com normas e regulamentações”, continua João Neto.

Ao compreender os objetivos de negócio, esse setor pode identificar as tecnologias e soluções mais adequadas para impulsionar o crescimento e a competitividade da organização.

“Quando a TI não está integrada aos planos da empresa, ela vai perdendo cada vez mais sua relevância no mercado. A chave para alavancar os negócios está em promover uma cultura de tecnologia verdadeiramente centrada nas atividades, onde talentos, incentivos e tecnologias trabalham juntos para gerar valor”, conclui o executivo.

Leia também:

Muito além das senhas fortes: como evitar a exposição de dados sensíveis em âmbito profissional

22/04/25
Leia mais

Não é só usar a IA; é preciso abraçá-la

22/04/25
Leia mais

Automação financeira não é uma realidade em 98% das empresas brasileiras, diz estudo

22/04/25
Leia mais

INSCREVA-SE E RECEBA NOVIDADES!

Navegue
A Unentel
  • Sobre nós

  • Corpo diretivo

  • Programa de agenciamento

Unidades de negócio
  • UC&C e dispositivos

  • Network & CyberSecurity

  • Fabricantes

  • Notícias

  • Código de Conduta

  • Canal de Denúncia

  • FAQ

Seja um parceiro
Orçamento
Contatos
  • +55 (11) 3201-7070
    +55 (71) 3417-7777

  • unentel@unentel.com.br

  • Trabalhe Conosco


Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade