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Notícias

13 Dezembro, 2024

Black Friday segura: 3 estratégias para impedir fraudes e ataques cibernéticos no e-commerce

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Executivo lista medidas para minimizar riscos e assegurar experiência confiável para clientes e lojistas na data mais aguardada do varejo

As fraudes e os ataques cibernéticos se tornaram ameaças frequentes em diversos setores, como varejo, saúde, serviços financeiros e educação. Segundo estimativas da Cybersecurity Ventures, o custo global dos crimes cibernéticos deverá atingir US$ 10,5 trilhões até 2025, colocando empresas de diferentes segmentos em estado de alerta.

Durante a Black Friday, esses riscos se tornam ainda mais intensos. Esse é um dos períodos mais aguardados pelo varejo e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para hackers, que se aproveitam do aumento nas transações online e da busca por ofertas, expondo tanto os consumidores quanto as empresas a riscos digitais.

“A cibersegurança é uma necessidade estratégica na proteção de dados sensíveis e garantir a continuidade dos negócios. Implementar sistemas robustos blinda os negócios de possíveis prejuízos financeiros, fortalece a confiança dos consumidores e dá fluidez às transações. É fundamental antecipar essas ameaças para que a Black Friday seja segura e confiável para clientes e lojistas”, analisa Vinicius Menezes, Engenheiro de Sistemas da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para o mercado B2B.

Para isso, Menezes destaca três estratégias eficazes que, quando combinadas, podem reduzir significativamente o risco de ataques cibernéticos:

Autenticação multifatorial (MFA)

Essa abordagem adiciona uma camada extra de segurança, exigindo que o usuário confirme sua identidade por mais de um meio, como uma senha e um código enviado para o celular. Assim, para fazer login na conta e concluir transações, o usuário precisará ter acesso às duas mídias ao mesmo tempo.
“Mesmo que a senha esteja comprometida, a autenticação em dois fatores dificulta o acesso, permitindo que apenas usuários autorizados controlem informações sensíveis e realizem operações”, explica o executivo.

Criptografia de ponta a ponta

Essa estratégia consiste em codificar dados para que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação, o remetente e o destinatário. A criptografia de ponta a ponta garante que os dados permaneçam protegidos durante todo o percurso, tornando-os indecifráveis para interceptadores.
“Essa técnica é fundamental para proteger informações pessoais e financeiras e assegura que somente os destinatários pretendidos tenham acesso aos dados, o que é especialmente crucial em transações online”, analisa Vinicius.

Monitoramento de ameaças

Estabelecer um sistema de monitoramento contínuo permite a identificação e resposta imediata a atividades suspeitas. Com essa vigilância ativa, as empresas podem minimizar vulnerabilidades, responder rapidamente a incidentes e prevenir danos financeiros e à reputação.
“Um monitoramento eficaz pode detectar anomalias que indiquem tentativa de invasão, permitindo uma reação rápida e eficaz”, conclui o executivo.

Sobre a Unentel

A Unentel Distribuição tem mais de 40 anos de mercado, distribuindo grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação em todo o território nacional. Focada no público B2B, destacou-se entre as empresas que mais cresceram no país por dois anos seguidos, no Ranking EXAME Negócios em Expansão de 2021 e 2022, tornando-se referência no setor de tecnologia brasileiro.

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