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‘Personal Work Space’ pode transformar a produtividade nas empresas com setups inteligentes
Com 32% das empresas aderindo ao modelo híbrido, soluções personalizadas ajudam a equilibrar flexibilidade e eficiência
O modelo de trabalho híbrido tem se consolidado como uma alternativa para os próximos anos. As empresas brasileiras são as que mais aderiram a essa flexibilidade — 45% delas adotaram o modelo que compreende dois dias de trabalho no escritório e três dias em casa, de acordo com o relatório da consultoria JLL. Enquanto isso, o trabalho totalmente remoto ainda desempenha um papel relevante, especialmente em áreas como tecnologia, onde apenas 14% das empresas optam pelo esquema 100% presencial, segundo o mesmo estudo.
Porém, a tendência é que as empresas busquem equilibrar a flexibilidade e a necessidade de interação presencial. Esse movimento reflete um esforço das empresas para ajustar suas estratégias e atender tanto às necessidades organizacionais quanto às expectativas dos colaboradores.
Para conseguir equilibrar esse retorno aos escritórios e oferecer flexibilidade sem comprometer a produtividade, os gestores estão investindo em soluções que facilitem a adaptação a diferentes ambientes. Por isso, o conceito de Personal Work Space (PWS) surge como uma alternativa para personalizar os ambientes de trabalho, seja no escritório ou em casa.
Criar um PWS significa oferecer aos colaboradores a liberdade de configurar seu espaço de trabalho de acordo com suas preferências individuais, com a garantia de que o ambiente será funcional, confortável e propício à produtividade. “Desenvolver setups inteligentes que atendam às demandas do trabalho híbrido e ofereçam opções personalizadas aos colaboradores é fundamental para impulsionar o engajamento e a produtividade”, afirma Alessandra Meneghetti, Business Development Manager da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para o mercado B2B.
A executiva acredita que itens como monitores ergonômicos, headsets com cancelamento de ruído e ferramentas que automatizam processos ou aprimoram a comunicação, ajudam a criar um ambiente mais produtivo e colaborativo, independente de onde os colaboradores estejam trabalhando.
“Seja no home office ou nos escritórios, a escolha dos acessórios certos e o investimento em recursos tecnológicos, como inteligência artificial, podem se tornar o grande diferencial competitivo para as empresas. A possibilidade de contar com diferentes opções de acessórios permite que o funcionário escolha, por exemplo, entre um mouse ergonômico ou padrão, conforme suas necessidades e hábitos”, complementa.
Um exemplo é a Logitech, empresa suíça especializada em periféricos e videoconferência, que foi pioneira ao desenvolver combos de mouse e teclado com um único receptor USB, capaz de conectar dois dispositivos simultaneamente. A tecnologia é especialmente útil para notebooks que possuem menos entradas, facilitando o uso em setups mais compactos e minimalistas, expandindo as possibilidades.
A Unentel disponibiliza diferentes tipos de combos que atendem aos mais diversos perfis de usuários. Há opções voltadas para call centers e operações mais simples, que demandam acessibilidade e praticidade, e também soluções mais avançadas, ideais para profissionais que necessitam de maior precisão e conforto em suas atividades diárias.
“A diversificação de soluções permite que empresas adaptem seus espaços de trabalho às necessidades de suas equipes, garantindo maior eficiência e comodidade no desempenho das atividades”, finaliza Meneghetti.